Modelando um ERP [001] - Introdução

O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

ERP é a espinha dorsal dos negócios eletrônicos, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa, por exemplo, de processamento de pedido de vendas, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição e finanças.



Modelagem de Bancos de Dados sem Segredos — Parte 06 - A Linguagem SQL

Última parte dos artigos "Modelagem de Bancos de Dados sem Segredos".

SQL — onde a pronuncia é “ess-kiú-éll” ou “sequel” que é como a maioria das pessoas pronunciam — “Structured Query Language” (linguagem estruturada de pesquisa), é composta por um grupo de facilidades para definição, manipulação e controle de dados em um banco de dados relacional.





Modelagem de Bancos de Dados sem Segredos — Parte 04 - Modelo Lógico Relacional

Criado nos anos 70 por Edgar F. Codd. Começou a ser utilizado pelas empresas a partir de 1987. A abordagem relacional está baseada no princípio de que as informações em uma base de dados podem ser consideradas como relações matemáticas e que estão representadas de maneira uniforme, através do uso de tabelas bidimensionais. Este princípio coloca os dados (entidades e relacionamentos) dirigidos para estruturas mais simples de armazenar dados, que são as tabelas, e nas quais a visão do usuário é privilegiada.



Modelagem de Bancos de Dados sem Segredos — Parte 03 - Criando um Modelo na Prática

Vamos analisar a criação de um sistema que atenderá a área de vendas de uma empresa. Sendo que não sabemos nada sobre vendas. Vem logo na mente uma entidade: Venda. Mas o que caracteriza uma venda?

Vejamos: uma venda caracteriza-se por um vendedor tirando pedidos de produtos para alguém que deseja comprá-los. Vemos então que numa venda existem: o Vendedor, o Pedido, o Cliente e o Produto que será vendido.