NF-e - Nota Fiscal Eletrônica - Web Services

Web Service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Os Web Services são componentes que permitem às aplicações “conversarem” entre si enviando e recebendo dados no formato XML.

Usando Web Services, uma aplicação pode invocar outra para efetuar tarefas simples ou complexas mesmo que as duas aplicações estejam em diferentes sistemas e escritas em linguagens diferentes. Dessa forma, os Web Services fazem com que os recursos estejam disponíveis para qualquer tipo de aplicação cliente.



NF-e - Nota Fiscal Eletrônica - Certificação Digital

A Internet tem sido largamente utilizada para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. Quando se trata de documentos e mensagens oficiais, estas transações eletrônicas necessitam de alguns requisitos de segurança...

A certificação digital é a tecnologia que provê estes requisitos. No núcleo da certificação digital está o certificado digital, um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação.



NF-e - Nota Fiscal Eletrônica - XML

Em meados da década de 1990, o World Wide Web Consortium (W3C) começou a trabalhar em uma linguagem de marcação que combinasse a flexibilidade da SGML com a simplicidade da HTML. O princípio do projeto era criar uma linguagem que pudesse ser lida por software, e integrar-se com as demais linguagens.



Modelando um ERP [003] - Empreendedorismo

Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos.

É importante estudar ou ler sobre isso? Sim, sem dúvida. Principalmente para quem está na área de TI. Alguns dos empreendedores mais famosos (e ricos) estão nessa área.



Modelando um ERP [002] - A Empresa

No direito empresarial, atividade empresarial, ou empresa, é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O conceito jurídico de empresa não pode ser entendido como um sujeito de direito, uma pessoa jurídica, tampouco o local onde se desenvolve a atividade econômica.